Compromisso social

A Hidropan vai além da distribuição de energia e empregos

A HIDROPAN é uma empresa que tem como missão melhorar a qualidade de vida e o bem estar dos moradores da região e da sua área de atuação. Desde 2003 vem promovendo ações socioambientais através de palestras envolvendo escolas e a comunidade, planos de recuperação das Áreas de APPs, plantio de espécies nativas visando o equilíbrio e a sustentabilidade do ambiente, demostrando assim para a sua comunidade que a empresa HIDROPAN vai muito além da geração de energia e empregos.

Crescer com Energia

Há mais de 85 anos a Hidropan – Hidroelétrica Panambi S/A – assumiu o compromisso de atuar de maneira responsável, garantindo o cuidado, respeito e conservação do meio ambiente. O compromisso com o desenvolvimento sustentável levou a empresa a desenvolver suas atividades de forma a identificar a ocorrência de impactos ambientais, buscando ações próprias que eliminem ou reduzam agressões. Uma de suas ações é o Projeto “Crescer com Energia”, que realiza palestras nas escolas de sua área de abrangência e ainda trilhas ecológicas.

Poda de árvores

As plantas exóticas como Pinus (Pinus sp.), Eucalipto (Eucalyptus sp.) e Uva-de-japão (Hovenia dulcis) existentes em áreas da empresa (principalmente em Áreas de Preservação Permanente – APPs) essas estão sendo retiradas em etapas e substituídas por espécies nativas.

Desde 2009 já foram plantadas mais de 2000 mudas de árvores nativas, pertencentes a 21 espécies, como Pitanga (Eugenia uniflora), Cedro (Cedrela fissilis), Guajuvira (Cordia americana), Ingá-feijão (Inga marginata), Ariticum (Rollinia salicifolia), entre outras. Estas espécies favorecem a conservação da fauna, fornecendo alimento e abrigo aos animais. Auxiliam na melhora da qualidade da água, do ar e do solo; ajudam no equilíbrio das condições climáticas e de chuvas; formam corredores ecológicos para a biodiversidade; protegem contra o assoreamento dos rios e evitam erosão e enchentes. A mata ciliar (beira de rio, sanga) com espécies nativas tem a capacidade natural de reter resíduos de agroquímicos, diminuindo a poluição dos cursos d’água.

Share This