No dia 1° de dezembro, a convite da CIPA, esteve na Hidropan a enfermeira Silmara Basso G20161201_083221etelina. Na ocasião, a Enfermeira falou sobre o tema aids, suas formas de contágio e prevenção e trabalhos realizados por ela no Centro de Especialidades de Panambi.

A aids é o estágio mais avançado da doença que ataca o sistema imunológico. A Síndrome da Imuno-deficiência Adquirida, como também é chamada, é causada pelo vírus HIV. Como esse vírus ataca as células de defesa do nosso corpo, o organismo fica mais vulnerável a diversas doenças, de um simples resfriado a infecções mais graves.

Há alguns anos, receber o diagnóstico de aids era uma sentença de morte. Mas, atualmente, é possível ser soropositivo e viver com qualidade de vida. Basta tomar os medicamentos indicados e seguir corretamente as recomendações médicas. Os medicamentos, bem como os testes rápidos, que detectam os anticorpos contra o HIV em poucos minutos, são oferecidos de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Silmara falou que no começo da epidemia pelo fato da aids atingir principalmente os homens homossexuais, os usuários de drogas injetáveis e os hemofílicos,  eram considerados grupos de risco. Atualmente, fala-se em comportamento de risco e não mais em grupo de risco, pois o vírus passou a se espalhar de forma geral, atingindo pessoas de diversas classes sociais, sem distinção de idade, sexo ou opção sexual.

No site http://www.aids.gov.br/ é possível obter todas as informações a respeito da aids. Os testes rápidos para detectar a doença estão disponíveis em todos os postos de saúde do município, além do Centro de Especialidades. Também é possível realizar exames de sangues nos laboratórios.

Contra a aids a prevenção ainda é a melhor opção, portanto, previna-se: use camisinha!