Evite acidentes com a energia elétrica

Antes de agir, pense na sua segurança e na dos outros!

Para evitar acidentes, existem muitas situações de risco que merecem cuidados. Por falta de atenção ou desinformação, muitas pessoas têm sido vítimas de acidentes com eletricidade, algumas vezes fatais, pelo simples fato de tocarem ou se aproximarem demais dos fios elétricos.

Não aproveite os desligamentos da Hidropan para mexer nas instalações internas ou em equipamentos elétricos. Eventuais reparos devem ser feitos com a chave geral desligada e os aparelhos desligados das tomadas, mesmo durante a falta de energia. A luz pode voltar a qualquer momento. Não corra riscos desnecessários.

s

Desligue a chave geral!

Antes de qualquer conserto nas instalações elétricas internas, desligue a chave geral – disjuntor e certifique-se da ausência energia nos condutores elétricos.

s

Atenção ao ligar aparelhos

Ao ligar aparelhos nas tomadas, verifique antes se o botão está desligado e se a voltagem (l27 ou 220 volts) é igual à indicada para o equipamento.

s

Revise as Instalações Elétricas

Revise periodicamente suas instalações elétricas, substitua fios desencapados, tomadas com mau contato e emendas defeituosas.

s

Não use plugs danificados

Mantenha os fios e plugues dos aparelhos sempre em perfeitas condições de uso para evitar curtos-circuitos. Não encoste fios e plugues em superfícies quentes.

s

Evite “gambiarras”

Não faça consertos nas instalações elétricas internas se não entender bem do assunto.

s

Cuide das crianças

Coloque protetores nas tomadas ao alcance de crianças para evitar acidentes.

s

Ferro elétrico

Cuidado para não esquecer o ferro elétrico ligado. Isto pode provocar acidentes graves e até incêndios, além de desperdiçar energia.

s

Limpeza segura

Desligue e retire o plugue da tomada quando for limpar os aparelhos eletrodomésticos.

s

Não improvise

Evite sobrecarregar a mesma tomada com vários aparelhos usando “T” (benjamim) ou extensões improvisadas. Não use bocais de lâmpadas como tomadas.

s

Conserto imediato

Tomadas, fios ou interruptores com partes derretidas ou queimadas devem ser substituídos imediatamente.